Walberto Souza | Tumores Benignos de pele e Cistos dérmicos em crianças
15980
post-template-default,single,single-post,postid-15980,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,no_animation_on_touch,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Tumores Benignos de pele e Cistos dérmicos em crianças

Tumores Benignos de pele e Cistos dérmicos em crianças

Nevos – Nevos melanocíticos são  tumores benignos da pele que podem estar presentes ao nascimento (congênitos) ou surgir durante a infância (adquiridos).  Os nevos são compostos pelas células que dão cor à pele (melanócitos), conhecidos popularmente como sinais, pintas ou verrugas, dependendo do seu tipo. Algumas pessoas apresentam apenas uma ou poucas lesões, enquanto outras podem ter dezenas espalhadas pelo corpo.

A presença de nevos congênitos é um fator de risco para o desenvolvimento de melanoma e caso haja a suspeita de transformação, indica-se a retirada cirúrgica da lesão. Normalmente esses paciente são avaliados pela dermatologista  e encaminhados ao cirurgião pediátrico para aaliação. Características genéticas como fototipo, cor dos olhos e cabelo podem influenciar a prevalência dos nevos, assim como fatores ambientais como exposição à radiação solar e história de queimaduras solares.

Cistos Dermoide – É uma formação de tumoral  benigna. O cisto é uma cápsula densa de tecido conjuntivo, preenchida com elementos embrionários (partes do endoderma, exoderma e mesoderma), como uma consequência da embriogênese perturbada. O cisto pode conter partículas de suor, glândulas sebáceas, impregnações de ossos e cabelos e flocos de pele.

Epitelioma –  Trata-se de tumor calcificado, também chamado de epitelioma de Malherbe,  resultado de inclusões de células da pele nos planos mais profundos. Podem ser notados ao nascimento ou nos primeiros anos de vida, ao sentir um nódulo na cabeça ou restante do corpo da criança.

Lipoma –  Tumor benigno, com muito baixo risco de transformação maligna, composto por gordura que se agrupa, formando uma protuberância arredondada por baixo da pele. Na maioria dos casos, eles medem de 1 a 3 cm, podendo chegar até mais de 10 cm. Um lipoma costuma ser uma massa homogênea, com bordas regulares, indolor, mole, com consistência elástica e móvel.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Será um prazer atendê-los!

Acompanhe novas notícias na nossa página www.walbertosouza.com.br