Walberto Souza | Objetos que seu filho pode Ingerir – Atenção!
16220
post-template-default,single,single-post,postid-16220,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Objetos que seu filho pode Ingerir – Atenção!

Objetos que seu filho pode Ingerir – Atenção!

Quando o assunto é crianças, sempre devemos ter atenção redobrada já que o risco de ingestão acidental de um corpo estranho (CE) é maior. Dentre estes, os que estão no topo da lista são: moedas, imãs, baterias, peças de brinquedos e objetos perfurantes como broches, agulhas ou alfinetes. O número de ocorrências concentra-se na maior parte entre crianças até três anos de idade, pois elas ainda possuem o hábito de levarem os objetos à boca como forma de reconhecimento.

Verifique se nos brinquedos de seus filhos não há peças pequenas que possam ser destacadas ou desmontadas com facilidade e que não possuam pilhas tipo “palito” ou baterias em disco. Devemos ensinar a nossos filhos a não levarem os objetos à boca, e atentar-nos para que eles evitem correr, rir ou chorar durante as refeições.

Mesmo com todas as medidas preventivas acidentes acontecem, e é importante que saibamos como agir nesses momentos.

Leve imediatamente a criança ao pronto atendimento mais próximo para uma correta avaliação clínica com pediatra onde os pais serão questionados o que se supõe ser o objeto ingerido. Uma radiografia poderá ajudar na determinação (nos casos de objetos radiopacos) da correta posição do CE e a conduta mais apropriada para cada caso: crianças que estão bem, cujos objetos passaram pelo esôfago, poderão ser observadas clinicamente pois há grandes chances de serem expelidas do organismo junto com as fezes sem qualquer intercorrência.

Em se tratando de pilhas ou objetos pontiagudos, localizados no esôfago, o procedimento de endoscopia digestiva deverá ser realizado para a retirada a mais precoce a possível, evitando-se lesões esofágicas graves.

A prevenção será sempre o melhor caminho. Cuide, tenha mais atenção , disponibilize para seu filho somente brinquedos e objetos seguros, evitando acidentes inesperados.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Teremos prazer em atendê-lo!