Walberto Souza | Doenças congênitas no recém-nascido
16209
post-template-default,single,single-post,postid-16209,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Doenças congênitas no recém-nascido

Doenças congênitas no recém-nascido

A maneira mais eficaz de prevenir ou tratar doenças congênitas em recém-nascidos é fazer um bom pré-natal, ou um pré-nupcial em casos de doenças que podem ser transmitidas da mãe para o feto como HIV, hepatite C e toxoplasmose.

Nos casos pré-nupciais a mãe deve ser acompanhada antes mesmo de engravidar para assegurar que a doença não seja transmitida para o feto. Caso a mãe não saiba que é portadora de alguma dessas doenças ela deve iniciar o tratamento assim que descobrir nos primeiros exames de pré-natal.

Algumas doenças não são aparentes no nascimento do bebê.  Nesses casos o diagnostico é feito através do teste do pezinho que deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê. Atualmente, existem três versões do teste do pezinho disponíveis no Brasil: uma básica e duas ampliadas. A mais simples delas é capaz de detectar até 6 doenças. Já as duas versões ampliadas podem detectar de 10 a 48 doenças com uma só picadinha. Os nomes dos exames podem variar, dependendo do local em que for realizada a coleta. Por isso, antes do procedimento, o ideal é checar qual é a triagem mais completa.

O pré-natal é muito importante para o desenvolvimento do feto pois através dele é possível identificar possíveis doenças congênitas ou anomalias embriológicas referentes ao desenvolvimento do bebê. O diagnóstico precoce permite preparação multidisciplinar (neonatologista, cirurgião pediátrico, equipe obstétrica) inclusive com escolha da instituição mais adequada para o nascimento, com o objetivo de que o parto e o atendimento inicial do recém-nascido e da mãe, bem como o tratamento cirúrgico, se necessário, seja o mais seguro o possível.

 

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas!

Teremos prazer em atendê-lo!