21 dez Granuloma Umbilical
Granuloma Umbilical!
O granuloma umbilical é uma lesão saliente, rosada/avermelhada e com aspecto “molhado” que geralmente se torna evidente após a queda do coto umbilical.
É relativamente frequente e surge devido a um “excesso” de tecido de cicatrização ou mucosa da região umbilical que se forma com a separação do cordão, sendo mais frequente nos casos em que houve infecção prévia. Na maior parte das vezes é detectado em consulta de rotina ou quando os pais referem que o filho continua a drenar líquido (claro ou sanguinolento) pelo umbigo.
Quando detectado, deve sempre ser observado por um médico para distinguir de outras situações que se possam apresentar de forma semelhante. Apesar de ser uma fonte de ansiedade para os pais, trata-se de uma situação que não comporta riscos e que não causa nenhum tipo de desconforto para o bebê.
Na maioria dos casos desaparece sem nenhum tipo de tratamento, mas há algumas opções terapêuticas que podem ser consideradas:
⦁ Álcool – a aplicação de álcool nestes casos não tem como objetivo a desinfecção, mas sim ajudar a “secar” o granuloma;
⦁ Nitrato de prata – deve ser bem orientada por um médico para não lesar a pele íntegra que rodeia o umbigo;
⦁ Soluções hipertônicas a base de sódio – Podem ser encontradas já prontas ou ser prescritas por seu médico no intuito de causar uma desidratação e atrofia do tecido mucoso em excesso.
Apenas quando a lesão não responde ao tratamento clínico instituído (muito raramente) devem ser consideradas outras modalidades terapêuticas, sendo o tratamento cirúrgico uma delas.
Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Será um prazer atendê-los!
Acompanhe novas notícias na nossa página www.walbertosouza.com.br
#pediatria #granulomaumbical #cirurgiãopediátrico #drwalbertosouza #crianças #examepediátrico #infância #cirurgiapediátrica #médicopediatra #médicocirurgião #doençasnobebê