Walberto Souza | Hiperidrose, é normal meu filho (a) suar tanto nas mãos?
15801
post-template-default,single,single-post,postid-15801,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Hiperidrose, é normal meu filho (a) suar tanto nas mãos?

Hiperidrose, é normal meu filho (a) suar tanto nas mãos?

Hiperidrose, é normal meu filho (a) suar tanto nas mãos?

A Hiperidrose tem como característica um suor excessivo que afeta 1% da população brasileira. É uma doença definida como primária, quando sem outra causa evidente, ou secundaria, podendo ter como base o hipertiroidismo, alterações hormonais, obesidade ou alguns tipos de neoplasias.

O descontrole na produção das glândulas da sudorese leva à uma produção de suor excessivo, tendo como principais pontos afetados: as palmas das mãos, superfície dos pés, axilas, face e couro cabeludo.

Existem trabalhos científicos que associam a hiperidrose como uma doença genética, pois 65% dos pacientes analisados tem algum caso na família com o mesmo problema. Existe uma predominância nos casos de hiperidrose em mulheres e geralmente aparece entre os 6 e 16 anos.

Existem vários tratamentos para a hiperidrose primária entre eles podemos citar: uso de medicação oral anticolinérgica, aplicação tópica de sais de alumínio, tratamentos psicológicos e uso de ansiolíticos. Entre os tratamentos cirúrgicos está o uso de toxina botulínica (Botox) e a simpatectomia torácica e lombar.

Simpatectomia Torácica Bilateral é indica em casos de hiperidrose palmar, axilar e também em casos mais graves onde esteja afetando a qualidade de vida do paciente.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, sendo realizada pequenas incisões no tórax através da videotoracoscopia, método no qual instrumentos são inseridos na cavidade torácica e a cirurgia é realizada, possibilitando a liberação do paciente, em sua grande maioria, no mesmo dia, já com suas mãos aquecidas e secas.

Diante disto podemos então concluir que a simpatectomia videotoracoscópica é um método seguro para tratamento da hiperidrose palmar primária grave onde se afeta a qualidade de vida de adolescentes e jovens adultos, impossibilitando-os da prática de suas atividades cotidianas com qualidade.

Procure sempre orientações do cirurgião pediátrico para possíveis dúvidas e esclarecimentos sobre o procedimento cirúrgico e seus riscos.

Tags: