Walberto Souza | Drenagem do Tórax em Pediatria
16749
post-template-default,single,single-post,postid-16749,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Drenagem do Tórax em Pediatria

Drenagem do Tórax em Pediatria

A pleura é uma membrana muito fina que reveste o pulmão e a cavidade torácica por dentro. Ela serve para manter os pulmões “armados” na ventilação, ou seja, abertos para as trocas gasosas. O espaço existente entre o pulmão revestido pela pleura visceral e a cavidade torácica revestida pela pleura parietal é chamado cavidade pleural. Ela é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação durante a respiração.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES DA DRENAGEM TORÁCICA EM CRIANÇAS

1. DERRAME PLEURAL POR PNEUMONIA (PARAPNEUMÔNICO): em casos de pneumonias complicadas, há acúmulo de líquido decorrente da inflamação e infecção pulmonar na cavidade pleural. Esse líquido pode vir a se contaminar com a bactéria causadora da pneumonia, transformando-se em pus. A colocação de um dreno de tórax ajuda a retirar esse líquido contaminado e a fazer irrigações com o intuito de se controlar o processo infeccioso, ajudando na resolução mais rápida do caso.

2. DRENAGEM DEVIDO A CIRURGIAS: alguns procedimentos cirúrgicos como tratamento de malformações pulmonares ou torácicas requerem a colocação de um dreno para se evitar acúmulo de sangue ou ar na cavidade pleural nos primeiros dias do período pós-operatório.

3. TRAUMAS TORÁCICOS: alguns traumas (acidentes, quedas de altura ou traumas diretos) causam lesões ao tecido pulmonar, permitindo saída de ar (o chamado pneumotórax) ou sangue (hemotórax) para a cavidade pleural: a drenagem do tórax permite que esse ar ou sangue, seja retirado com segurança.

O dreno deve ser inserido sob anestesia local ou geral, a depender de cada caso e após certo tempo, quando não mais necessário, já tendo ajudado na resolução do caso, deve ser retirado. Quando bem cuidado pela equipe da cirurgia pediátrica, podem ser de calibres reduzidos (incomodando menos) e ainda assim exercerão sua função de forma adequada.

Dr Walberto Souza

CRM-SC 9763| RQE 7808

Cirurgião Pediátrico