Walberto Souza | SEU FILHO VAI PASSAR POR UMA CIRURGIA? DICAS PARA AS MAMÃES E OS PAPAIS
16607
post-template-default,single,single-post,postid-16607,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

SEU FILHO VAI PASSAR POR UMA CIRURGIA? DICAS PARA AS MAMÃES E OS PAPAIS

SEU FILHO VAI PASSAR POR UMA CIRURGIA? DICAS PARA AS MAMÃES E OS PAPAIS

Se o seu filho precisa enfrentar algum tipo de cirurgia, você precisa se preparar. Saiba como enfrentar essa situação do início ao fim:

TIRAR AS DÚVIDAS

Faça perguntas ao cirurgião. Conheça a equipe responsável. Converse com pais que já passaram por isso. É importante que os adultos possam se preparar e esclarecer as dúvidas da criança.

EXPLICAR PARA O SEU FILHO

Conte tudo o que vai acontecer, desde os exames preliminares, a anestesia e o pós-operatório. Para isso, você pode usar formas lúdicas, como bonecos, fantasias e partes de brinquedos que ele tem em casa. Existem livros infantis que tratam exatamente do assunto e podem ajudar. Avise que vocês ficarão separados por um tempo e que o procedimento pode ser dolorido para não trair a confiança da criança.

TRANSMITIR TRANQUILIDADE

Para transmitir calma e tranquilidade ao seu filho, você precisa estar calmo e tranquilo! Mesmo se a criança ainda for um bebê, a sensação de proteção ficará gravada na memória.

LEMBRANÇA DA CASA

Se o seu filho possuir um objeto de transição como chupeta, cobertor ou brinquedo, leve-o até o hospital, assim ele se sentirá mais confortável.

DISTRAÇÕES

Se a criança já estiver acordada ou se tiver fome devido ao período de jejum, tente distraí-la. Jogos, brinquedos, músicas, colo e carinho são boas opções.

ESTEJA POR PERTO

Principalmente nos dias após a cirurgia. Se possível, negocie folgas do trabalho ou deixe uma pessoa próxima cuidar da criança nos próximos dias, explicando sempre sobre a troca de curativos, realização de exames e a melhora apresentada.

Realizar uma cirurgia é uma forma de melhorar o desenvolvimento do seu filho para a vida toda. Lembre-se, seu pequeno é um guerreiro, mas todo cuidado é pouco, então sempre tenha cuidado com a segurança do bebê, utilizando os melhores e mais seguros produtos, na hora de passear, brincar ou até de ficar em casa. E também muita atenção com a higiene do pequeno para evitar preocupações.

Dr Walberto Souza

CRM-SC 9763| RQE 7808

Cirurgião Pediátrico