Walberto Souza | Adenite Mesentérica
16587
post-template-default,single,single-post,postid-16587,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Adenite Mesentérica

Adenite Mesentérica

A adenite mesentérica, ou linfadenite mesentérica, é uma condição que causa inflamação e inchaço dos gânglios linfáticos no interior do abdômen.

Os sintomas de adenite mesentérica incluem dor na parte inferior direita do abdômen ou em outras partes da barriga, febre, náuseas e vômitos, diarreia, mal-estar e perda de peso. Esses sintomas podem aparecer depois de uma infecção viral inespecífica.

Palpando a barriga do paciente, o médico verificará qualquer ponto mais sensível ou com rigidez (defesa abdominal por dor). Visto que faz parte do diagnóstico diferencial de outras doenças cirúrgicas, o rastreio infeccioso com exames laboratoriais e a solicitação de exames de imagem para procurar por linfonodos aumentados no abdômen pode ser realizada.

A adenite mesentérica melhora em poucos dias na maioria dos casos, mesmo sem tratamento, em infecções virais, ou com tratamento antimicrobiano Em se tratando de infecção bacteriana.

Em caso de dúvidas, a avaliação com o cirurgião pediátrico pode ser solicitada para a elucidação do correto diagnóstico.

Dr Walberto Souza
CRM-SC 9763| RQE 7808
Cirurgião Pediátrico