Walberto Souza | CONSULTA PRÉ-NATAL COM CIRURGIÃO PEDIÁTRICO
16531
post-template-default,single,single-post,postid-16531,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

CONSULTA PRÉ-NATAL COM CIRURGIÃO PEDIÁTRICO

CONSULTA PRÉ-NATAL COM CIRURGIÃO PEDIÁTRICO

Durante o período pré-natal, as mães devem realizar uma série de consultas com o médico obstetra. Nesta rotina, são solicitados alguns exames para acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. Entre eles, um dos mais importantes é o ultrassom morfológico que é realizado entre 20 e 24 semanas de gravidez, fornecendo informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê. Para os médicos, este exame pré-natal é uma oportunidade de analisar a formação do corpo do bebê e de seus órgãos.

Muitas doenças congênitas, como gastrosquise, onfalocele, hérnia diafragmatica congênita, válvula de uretra posterior, malformações pulmonares ou do trato gastrointestinal como atresias; podem ter seu diagnóstico já no pré-natal.

Em algumas situações, o ideal é que o bebê seja submetido à cirurgia apenas algumas horas depois do nascimento, em outras, é possível esperar alguns dias. Porém, em ambas, o planejamento cirúrgico no pré-natal é indispensável. Isso inclui as questões práticas: onde, quando e como o bebê irá nascer.

Um dos papéis do cirurgião pediátrico é a comunicação com o médico obstetra e com o médico pediatra da sala de parto. A comunicação entre esses profissionais é decisiva para a realização de exames e procedimentos após o nascimento do bebê.

Após a cirurgia, os bebês devem realizar algumas consultas de acompanhamento com o cirurgião pediátrico de acordo com a orientação específica para cada caso. Esse acompanhamento não exclui a necessidade da rotina de consultas com o médico pediatra, que irá avaliar também outros aspectos do desenvolvimento do bebê.

Se você̂ tem o diagnóstico de uma provável malformação fetal, procure uma equipe de cirurgia pediátrica! Seu obstetra poderá́ ajudá-la nesse caminho!

Dr Walberto Souza

CRM-SC 9763| RQE 7808

Cirurgião Pediátrico