16 mar CONSULTA PRÉ-NATAL COM CIRURGIÃO PEDIÁTRICO
Durante o período pré-natal, as mães devem realizar uma série de consultas com o médico obstetra. Nesta rotina, são solicitados alguns exames para acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. Entre eles, um dos mais importantes é o ultrassom morfológico que é realizado entre 20 e 24 semanas de gravidez, fornecendo informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê. Para os médicos, este exame pré-natal é uma oportunidade de analisar a formação do corpo do bebê e de seus órgãos.
Muitas doenças congênitas, como gastrosquise, onfalocele, hérnia diafragmatica congênita, válvula de uretra posterior, malformações pulmonares ou do trato gastrointestinal como atresias; podem ter seu diagnóstico já no pré-natal.
Em algumas situações, o ideal é que o bebê seja submetido à cirurgia apenas algumas horas depois do nascimento, em outras, é possível esperar alguns dias. Porém, em ambas, o planejamento cirúrgico no pré-natal é indispensável. Isso inclui as questões práticas: onde, quando e como o bebê irá nascer.
Um dos papéis do cirurgião pediátrico é a comunicação com o médico obstetra e com o médico pediatra da sala de parto. A comunicação entre esses profissionais é decisiva para a realização de exames e procedimentos após o nascimento do bebê.
Após a cirurgia, os bebês devem realizar algumas consultas de acompanhamento com o cirurgião pediátrico de acordo com a orientação específica para cada caso. Esse acompanhamento não exclui a necessidade da rotina de consultas com o médico pediatra, que irá avaliar também outros aspectos do desenvolvimento do bebê.
Se você̂ tem o diagnóstico de uma provável malformação fetal, procure uma equipe de cirurgia pediátrica! Seu obstetra poderá́ ajudá-la nesse caminho!
Dr Walberto Souza
CRM-SC 9763| RQE 7808
Cirurgião Pediátrico