Walberto Souza | Torcicolo Congênito
16291
post-template-default,single,single-post,postid-16291,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Torcicolo Congênito

Torcicolo Congênito

 Causado por uma contratura ou encurtamento do músculo esternocleido mastoideo (ECM), músculo importante da região lateral do pescoço, o torcicolo congênito geralmente aparece em cerca de 0,3 a 2% dos recém-nascidos e em lactentes jovens.

Pesquisas apontam que esta contratura pode ser causada devido às condições no parto como dificuldades ou trações na região cervical,  fenômenos vasculares, posição viciosa intrauterina ou problemas de vascularização do músculo.

O diagnóstico é realizado através de observação da posição da cabeça que se encontra inclinada para o lado afetado e com o pescoço girado para o lado contrário. A palpação de uma tumoração sólida sobre o ventre do músculo ECM confirma o diagnóstico.

Quando diagnosticado precocemente, o caso poderá ser conduzido de forma conservadora, raramente exigindo cirurgia. O tratamento através de fisioterapia resulta, frequentemente, em uma melhora de 95% das crianças até o primeiro ano de vida. A participação dos pais neste processo é fundamental, realizando os exercícios sugeridos.

       

      Se não tratado adequadamente, pode acarretar em um remodelamento nos ossos da face, mudando a forma da cabeça, chamado plagiocefalia. Nesses casos, quando o diagnóstico é dado tardiamente,  em que há uma certa assimetria, a intervenção cirúrgica poderá ser necessária.

Gostou desta informação?

Agende uma consulta conosco e teremos satisfação em atender você!

www.walbertosouza.com.br