Walberto Souza | Estenose Hipertrófica do Piloro
16175
post-template-default,single,single-post,postid-16175,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,no_animation_on_touch,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Estenose Hipertrófica do Piloro

Estenose Hipertrófica do Piloro

A Estenose Hipertrófica do Piloro (EHP) caracteriza-se pela hipertrofia progressiva da musculatura do piloro, porção do tubo digestivo que controla o esvaziamento do estômago para a primeira porção do intestino, chamada duodeno. Caracteriza-se por um alongamento e estreitamento persistentes do canal pilórico.

A incidência varia entre as regiões, mas a expectativa geral é a de que essa patologia ocorra entre 2 a 4 crianças para cada 1.000 nascidos vivos, havendo predomínio pelo gênero masculino em uma proporção de quatro meninos para cada uma menina.

A apresentação clínica clássica consiste em vômitos frequentes, em jato, esbranquiçados, que ocorrem no período pós-alimentar. Com a evolução clínica da EHP, os vômitos passam a ser mais frequentes e mais volumosos, podendo estar associado ou não a perda de peso.

O diagnóstico muitas vezes é sugerido pelo exame clínico através da palpação de uma massa conhecida como oliva pilórica, na região superior do abdome, decorrente da hipertrofia dos músculos do piloro e pode ser confirmado através de uma ultrassonografia de abdome, que mostrará o piloro com espessura e ou extensão maiores que o esperado para o bebê.

O paciente deverá então ser encaminhado para o cirurgião pediátrico que será o responsável pelo tratamento, que, nesses casos, é sempre cirúrgico. Realiza-se a secção das fibras musculares hipertrofiadas, permitindo que o conteúdo do estômago possa fluir normalmente novamente para o duodeno, resolvendo-se, dessa forma, os vômitos pós alimentares do paciente.

O mais importante é levar a criança ao médico, assim que se inicie o quadro de vômitos de repetição, para que seja avaliado! O pediatra ou o cirurgião pediátrico fará o adequado exame físico do paciente e, em casos específicos, indicará os melhores exames para o correto diagnóstico.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Será um prazer atendê-los!

www.walbertosouza.com.br