Walberto Souza | Unha encravada em crianças: o que fazer?
16029
post-template-default,single,single-post,postid-16029,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Unha encravada em crianças: o que fazer?

Unha encravada em crianças: o que fazer?

A onicocriptose, conhecida popularmente como unha encravada, é uma inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral é ferida pela unha. As causas variam entre cortes errados das unhas, sapatos apertados e traumas no local. Alguns bebês, logo nos primeiros meses de vida, podem sofrer com unha encravada. O quadro é clinicamente parecido com o que acontece nos adultos.

SINAIS E SINTOMAS: A doença normalmente atinge os pés e provoca nas unhas ou ao redor dos dedos inchaço, rubor (vermelhidão), dor, formação de pus e presença de febre em casos mais avançados.

PREVENÇÃO: Para prevenir as unhas encravadas deve-se cortá-las de forma reta, tanto na parte superior, como nas laterais da unha e nunca de forma que fiquem muito curtas. Evitar colocar sapatinhos muito apertados ou que causem trauma sobre o local já inicialmente inflamado. No caso de bebês, evitar uso de macacões com pezinho, do tipo inteiriço, especialmente um pouco justos no tamanho, pois favorece que a unha encrave.

TRATAMENTO: Quando a cirurgia é indicada?

Cirurgias não são indicadas em crianças, a não ser que sejam pequenos procedimentos realizados no consultório médico em casos de deformidades do crescimento da pele ao redor das unhas (granulomas). Cirurgias são indicadas somente nos casos de recidiva frequente ou quando, pela presença de granulomas no local, o tratamento clínico não está obtendo o resultado desejado.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Será um prazer atendê-los!

Acompanhe novas notícias na nossa página www.walbertosouza.com.br