Walberto Souza | Meu filho tem a língua presa? Anquiloglossia
15803
post-template-default,single,single-post,postid-15803,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Meu filho tem a língua presa? Anquiloglossia

Meu filho tem a língua presa? Anquiloglossia

Meu filho tem a língua presa? Anquiloglossia

Anquiloglossia (língua presa), ocorre quando a membrana que fica logo abaixo da língua do bebê é menor do que deveria ser e impede a movimentação da língua livremente (na grande maioria dos casos, pode ser um pouco mais curta que o normal e não trazer repercussão alguma ao recém-nascido).

Seu diagnóstico é realizado através de um exame físico cuidadoso realizado no período neonatal, sendo ainda motivo de discussão e controvérsia entre os profissionais de saúde. Cirurgiões Pediátricos, pediatras, odontopediatras e fonoaudiólogos, muitas vezes, acabam não chegando a um denominador comum.

Normalmente, quando feito o diagnóstico de freio lingual curto que repercuta na boa amamentação da criança, o procedimento a ser realizado é a frenotomia lingual, que consiste em uma cirurgia simples, mas que, como todo ato cirúrgico, tem seus riscos e complicações, sendo importante que seja realizado por profissional habilitado e em situação na qual a indicação cirúrgica tenha sido feita de modo coerente.

Em relação à cirurgia pediátrica, é sempre importante salientar que o ato cirúrgico só deve ser realizado em casos de necessidade. Estando o bebê mamando bem, ganhando peso adequadamente e tendo o desenvolvimento esperado para a idade, não há necessidade de recorrer a cirurgia.

É de bom tom que se tranquilize a família e que se aguarde a fase inicial de amamentação para que se possa avaliar o real impacto que o suposto freio lingual curto possa estar causando.

É ainda muito discutido na literatura o fato de que a anquiloglossia possa ser responsabilizada ou não por alterações na linguagem a longo prazo. Não há estudos científicos que esclareçam esta questão.