Walberto Souza | CIRURGIA ADIADA POR CONTA DO RESFRIADO Entenda o motivo
16629
post-template-default,single,single-post,postid-16629,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

CIRURGIA ADIADA POR CONTA DO RESFRIADO Entenda o motivo

CIRURGIA ADIADA POR CONTA DO RESFRIADO Entenda o motivo

No geral, um resfriado, tosse, dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento.

As cirurgias que necessitam de anestesia geral apresentam maior risco de desencadear dificuldades respiratórias no pós operatório.

Por essa razão, a avaliação clínica pré-operatória é realizada, garantindo que o paciente esteja respirando da melhor maneira possível, para minimizar estes riscos.

A natureza da cirurgia e a gravidade da doença são, muitas vezes, os fatores decisivos para determinar se a cirurgia será suspensa ou não. A decisão final geralmente fica nas mãos do anestesista que realizará o ato anestésico da forma mais segura a possível. Em cirurgias eletivas, ou seja, as que são agendadas sem caráter de urgência – como fimoses e hérnias, a própria anestesia pode levar a um aumento de secreções no nariz e pulmões em crianças que não estão resfriadas. E é por este motivo que evitamos operará-las.

Desta forma, o cirurgião e o anestesista responsáveis pelo ato cirúrgico podem decidir se os sintomas de tosse e dor de garganta são suficientemente graves para levar ao atraso ou ao cancelamento da cirurgia. Por isso, é fundamental que sejam informados sobre qualquer sintoma incomum o quanto antes. As condições pulmonares dos pacientes são umas das primeiras coisas levadas em consideração quando pensamos em cirurgia. No entanto, podem acontecer casos em que não exista a possibilidade de adiar, sendo necessário o procedimento cirúrgico de emergência.

Sendo assim, é sempre importante perguntarmos aos pais se os filhos estão sem sintomas como coriza (catarro), febre ou tosse nos dias que antecedem o procedimento.

Dr Walberto Souza
CRM-SC 9763| RQE 7808
Cirurgião Pediátrico