Walberto Souza | O que é PROLAPSO RETAL?
16624
post-template-default,single,single-post,postid-16624,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

O que é PROLAPSO RETAL?

O que é PROLAPSO RETAL?

O prolapso retal acontece quando o reto, que é a região final do intestino, passa pelo ânus e fica visível do lado de fora do corpo. Pode ser dividido em dois grandes tipos:

PROLAPSO RETAL PARCIAL: quando só a camada de revestimento mucoso do intestino fica exposta. Nestes casos, o prolapso pode ser pouco notado;

PROLAPSO RETAL TOTAL: quando todas as suas camadas ficam exteriorizadas, levando a um grande volume do reto fora do corpo (também chamado de procidência retal).

Quando surge em crianças, principalmente nas menores de 3 anos, o prolapso costuma acontecer devido à fraqueza dos músculos e ligamentos do perineo que sustentam o reto. Perdas súbitas de peso, quadros diarreicos cronicos e constipação intestinal são outras caisas relacionadas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

• Sensação de uma massa no ânus;
• Ardência, sangramento, desconforto e sensação de peso no ânus;
• Dificuldade para defecar e sensação de evacuação incompleta.

É NORMAL O PROLAPSO RETAL EM CRIANÇAS?
O prolapso retal infantil é relativamente comum em crianças até aos 3 anos de idade, devido aos músculos e ligamentos que sustentam o reto estarem ainda em formação e não estarem, por isso, fortemente fixos à parede abdominal, sendo que quando a criança tem diarreias frequentes, a parede do reto prolapsa e exterioriza-se.

TRATAMENTO
Reintroduzir o reto prolapsado para evotar sangramento ou ulcerações na mucosa retal exteriorizada, que pode ser feita pelos pais ou pelo pediatra ou cirurgiao pediátrico.
Nos casos em que o prolapso retal é causado por prisão de ventre, o tratamento da constipação com laxantes, aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras e ingestão de muita água por dia, para tentar reduzir o esforço a evacuar e pode ser curativo.
A cirurgia para prolapso retal também é uma opção, mas só é indicada em último caso e, em casos de prolapso retal frequente, sendo que na cirurgia, parte do reto pode ser retirada ou fixada ao osso sacro, para que não haja mais prolapso.

Dr Walberto Souza
CRM-SC 9763| RQE 7808
Cirurgião Pediátrico