Walberto Souza | Síndromes Polipóides
16575
post-template-default,single,single-post,postid-16575,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Síndromes Polipóides

Síndromes Polipóides

Os pólipos gastrointestinais são uma das causas comuns de sangramento retal nas crianças. A prevalência relatada é de 1-2% em pacientes pediátricos. Já a prevalência geral de pólipos colorretais em crianças submetidas à colonoscopia é 6% e sobe para 12% quando a indicação colonoscópica é sangramento gastrointestinal. Eles afetam qualquer parte do trato gastrointestinal (TGI), sendo mais comuns na região colorretal, podendo ter características benignas ou malignas.

Tendo com base a histologia e a distribuição predominante dos pólipos, os autores classificaram as síndromes polipoides em:

POLIPOSE JUVENIL (PJ): pólipos colônicos isolados com histologia hamartomatosa juvenil;
POLIPOSE JUVENIL GENERALIZADA (PJG): pólipos colônicos com envolvimento gastrointestinal superior e/ou intestino delgado com lesões hamartomatosas juvenis;
SÍNDROME DE PEUTZ-JEGHERS (SPJ): pólipo hamartomatoso associados ou não a pólipos em outros lugares com hiperpigmentação da mucosa oral e/ ou histórico familiar;
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR (PAF): pólipos colônicos com histologia adenomatosa e história familiar positiva.

Em todos os pólipos únicos e múltiplos, os achados histológicos predominantemente foram hamartomas (tumor não-canceroso – benigno).

O grande desafio da abordagem dos pólipos e poliposes gastrointestinais na população pediátrica consiste nas síndrome polipoides, visto que nelas há uma maior associação com outras doenças, elevando a complexidade do manejo desses pacientes.

Por se tratar de um órgão vital, a ressecção de grandes segmentos do trato gastrointestinal gera grande impacto na nutrição e qualidade de vida dos pacientes, sendo essa terapêutica desafiadora, devido ao impasse entre preservar ou sacrificar o intestino doente.

Dr Walberto Souza

CRM-SC 9763| RQE 7808

Cirurgião Pediátrico