Walberto Souza | Cistos ovarianos em bebês
16572
post-template-default,single,single-post,postid-16572,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Cistos ovarianos em bebês

Cistos ovarianos em bebês

Cistos ovarianos fetais são as mais frequentes massas abdominais em fetos e em recém-nascidos do sexo feminino. A incidência de cistos ovarianos, diagnosticados no período pré-natal, é de 1 em 2500 nascidos vivos.  Em sua maioria, são pequenos, unilaterais, benignos e assintomáticos, além de regredirem espontaneamente durante a gestação ou nos primeiros meses de vida. Contudo, podem levar a várias complicações, como hemorragia, ruptura, torção, obstrução intestinal, necrose, compressão do trato urinário, compressão da veia cava, polidrâmnio, perda do parênquima ovariano e até cisto de encarceramento no canal de Nuck.

Embora não exista um consenso sobre o manejo dos cistos ovarianos em recém-nascidas, os cistos grandes e complexos são controlados por intervenção cirúrgica. Já   os cistos assintomáticos, simples ou não (menos de 5cm), podem ser observados com acompanhamento regular do desenvolvimento da lesão com ultrassonografia até sua resolução completa, sendo que o prazo de acompanhamento da resolução varia entre 6 e 10 meses. Em cistos que precisam ser retirados, dependendo das características clínicas ou da ultrassonografia pós-natal, a cirurgia pode ser feita no período neonatal ou mais tarde, quando o cisto se torna sintomático.

O diagnóstico é preferencialmente feito pelo exame de ultrassom, entretanto, deve ser feito o diagnóstico diferencial de outros cistos abdominais, sendo que os mais comuns são anormalidades do trato gastrointestinal, cisto meconial, cistos mesentéricos e defeitos do trato genitourinário.

A escolha de tratamento pode variar a depender do monitoramento feito em exames de imagem e do tamanho do cisto. Pode ser uma conduta expectante, aspiração intrauterina e cirurgias neonatais. O diagnóstico precoce favorece o tratamento, diminuindo as consequências do cisto ovariano, além de contribuir para não haver complicações graves e, consequentemente, piora do prognóstico da doença.

Dr Walberto Souza

CRM-SC 9763| RQE 7808

Cirurgião Pediátrico