Walberto Souza | O que é Sinus Pré-Sacral?
16244
post-template-default,single,single-post,postid-16244,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

O que é Sinus Pré-Sacral?

O que é Sinus Pré-Sacral?

As fóveas ou covinhas sacrais, chamados pelo termo médico sinus pré-sacral, são pequenas depressões localizadas geralmente na base da coluna vertebral, perto do cóccix. Os sinus pré-sacrais são relativamente comuns em bebês recém-nascidos saudáveis ​​e normalmente não devem gerar preocupação. Eles são vistos em cerca de 2-4% dos nascimentos, embora a causa deles seja desconhecida.

É uma condição congênita, ou seja, o bebê nasce com ela. As covinhas sacrais são também conhecidas como sinus pilonidais, sendo descobertos quando o pediatra examina um bebê pela primeira vez. Na maioria dos casos, são simplesmente sinais de pequenas anormalidades à medida que o bebê cresce dentro do útero. Em casos raros, eles podem indicar uma anormalidade espinhal mais profunda.

Os sinus pré-sacrais menores e rasos geralmente não apresentam complicações e não existem fatores de risco conhecidos, não requerendo nenhum tratamento, mas mesmo assim uma consulta com o cirurgião pediátrico ajuda no diagnóstico. Sinus mais profundos ou com diâmetro maior que 5mm podem ter contiguidade para regiões mais profundas, podendo ligar-se diretamente à medula espinhal ou ao cólon, levando a episódios de infecção cutânea crônica. Nesses casos, a covinha precisa ser tratada.

Há algumas complicações que podem aparecer até a adolescência, como por exemplo quando os pelos permanecem sob a pele, neste ”espaço” que é o sinus, podendo se acumular e formar um cisto; o chamado cisto pilonidal (que pode inflamar e infeccionar).

Em caso de dúvidas agende uma consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em esclarecê-las!