Walberto Souza | Sinus pré-auricular
16104
post-template-default,single,single-post,postid-16104,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Sinus pré-auricular

Sinus pré-auricular

Um sinus pré-auricular (também conhecido como uma fístula auricular congênita, um seio pré-auricular, uma depressão auricular ou coloboma auris) é uma malformação congênita comum caracterizada por um nódulo, depressão ou pequeno orifício localizada em qualquer lugar adjacente ao ouvido externo.

 

A frequência do sinus pré-auricular difere dependendo da população, variando de 0,1 a 0,9% nos EUA até 4 a 10% na Ásia e em partes da África. Os sinus pré-auriculares são características herdadas e, na maioria das vezes, aparecem unilateralmente.
Ocasionalmente, um sinus ou seio pré-auricular pode ficar infectado.

CAUSAS
Os seios e cistos pré-auriculares resultam de defeitos de desenvolvimento do primeiro e segundo arcos branquiais, resquícios do desenvolvimento embriológico da região cervical do embrião. Esta e outras malformações congênitas da orelha estão algumas vezes associadas a anomalias renais.

TRATAMENTO
Antibióticos na vigência da infecção e drenar o abscesso que ocasionalmente pode ocorrer por acúmulo de secreções. Cursa com abaulamento local, sinais de inflamação e drenagem de secreção purulenta.

A maioria dos sinus pré-auriculares é assintomática e pode ser feita a opção do não tratamento cirúrgico, sendo resguardada a cirurgia para os casos com infecção de repetição, apresentando, estes, maior risco de recorrência devido à fibrose e processo inflamatório crônicos no local.

A fístula pode ser extirpada como uma operação cosmética, mesmo antes que alguma infecção tenha aparecido. O procedimento é considerado uma operação eletiva na ausência de complicações associadas, reduzindo assim as taxas de recidiva do trajeto fistuloso.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas!