Walberto Souza | Caroço no pescoço das crianças é motivo de preocupação?
16001
post-template-default,single,single-post,postid-16001,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Caroço no pescoço das crianças é motivo de preocupação?

Caroço no pescoço das crianças é motivo de preocupação?

Nódulos no pescoço costumam aparecer na faixa etária pediátrica. São inflamações de gânglios linfáticos, os linfonodos (presentes no sistema imunológico e comumente chamados de “ínguas). Eles podem aumentar de tamanho e na grande maioria das vezes são o resultado de quadros infecciosos pelos quais a criança está passando ou tenha passado recentemente, clinicamente notado pela família ou que tenha passado despercebido (subclínico).

Os linfonodos são estruturas de defesa que servem apara ajudar a combater as infecções e estão presentes em várias regiões do corpo como axilas, virilhas e pescoço. Os cervicais (do pescoço) são percebidos quando as crianças estão resfriadas (IVAS – Infecção das Vias Aéreas Superiores), com uma amigdalite, uma otite ou outras infecções do gênero. Em casos de infecções sistêmicas (do corpo todo), outros locais podem apresentar linfonodos com tamanhos aumentados, como a axila e as regiões inguinais. Por isso é comum percebê-los em quadros de febre ou após administração de vacinas por vírus vivo atenuado (que costumam causar algum tipo de reação). Significa que o organismo está combatendo a infecção e, por esse motivo, é uma resposta considerada normal.
Para detectar o nódulo, atente-se ao aumento do volume bem, sua localização e sinais de inflamação local, como dor, vermelhidão ou aumento da temperatura.

Em uma percentagem menor, algumas doenças malignas, como o linfoma (câncer que acomete as células do sistema linfático) podem também ser a causa do surgimento do nódulo, sendo este o motivo do estresse vivenciado pelos pais quando procuram o profissional da área da saúde para uma avaliação. Nas estações mais frias do ano, como há aumento do aglomerado de crianças em aula ou creches, as IVAS tornam-se mais comuns e, com isso, também percepção de gânglios aumentados.

O mais importante é levar a criança ao médico, assim que notar o caroço, para que seja avaliado! O pediatra ou cirurgião pediátrico fará o adequado exame físico do paciente e, em casos específicos, indicará os melhores exames para o correto diagnóstico.

Agende uma consulta conosco e venha esclarecer suas dúvidas! Será um prazer atendê-los!

Acompanhe novas notícias na nossa página www.walbertosouza.com.br