Walberto Souza | Como proceder com a alimentação no pós-operatório
15706
post-template-default,single,single-post,postid-15706,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Como proceder com a alimentação no pós-operatório

Como proceder com a alimentação no pós-operatório

Como proceder com a alimentação no pós-operatório

Ter uma boa alimentação se torna uns dos principais cuidados em um pós-operatório. Uma alimentação equilibrada rica em fibras juntamente com a ingestão de bastante água faz com que o pós-operatório se torne menos incômodo.

A primeira refeição logo após a cirurgia pediátrica deve-se ser líquida, de preferência, a chamada líquida restrita, sem resíduos. À medida que a criança for aceitando gradativamente esses líquidos oferecidos, há a progressão para a dieta livre, passando-se por alimentos semilíquidos ou pastosos, de preferência, nessa transição.

Quais alimentos podem ser consumidos?

Deve-se estimular a ingesta de água, sucos naturais coados, água de côco, isotônicos e gelatina: conforme citado anteriormente, alimentos que não geram resíduos, e, portanto, mais leves e fáceis de serem digeridos. Após a aceitação inicial destes, a família pode voltar à sua rotina dietética normal. Lembrar sempre que o leite de vaca, apesar de ser líquido, tem digestão complexa e por isso não deve estar incluído no grupo inicial de líquidos a serem oferecidos.

Quais alimentos devem ser evitados?

Nos primeiros dias de pós-operatório, deve-se evitar a ingestão de comidas ou lanches artificiais ou de digestão mais difícil tais como frituras, salgadinhos flavorizados, bolachas recheadas, alimentos gordurosos ou muito condimentados para que não haja nenhuma intercorrência digestiva como dores abdominais, cólicas, distensão gasosa ou quadro diarréico que faça com que a família possa relacionar à cirurgia realizada.

Procure sempre seguir as orientações médicas de seu cirurgião pediátrico no pós-operatório para que assim o paciente tenha a recuperação esperada.

Siga nossa página e compartilhe nossas notícias!